A pandemia do novo coronavirus tem deixado muitos condôminos preocupados não apenas com a saúde de seus familiares, mas também com seus pets.
Afinal, a COVID-19 pode contaminar seus animaizinhos?
Em pesquisas e monitoramentos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) não existem evidências de que os animais de estimação possam ficar doentes ou até transmitir o vírus para os seres humanos.
Os especialistas dizem que as informações sobre a transmissão da COVID-19 pelo contato com os pets ainda não são conclusivas, mas falam que é hora de reforçar os cuidados.
Os veterinários já sabem que os pets não são portadores da infecção, mas podem transportar o vírus nos pelos e patas. Sendo assim, o ideal é reduzir a frequência dos passeios nas ruas e evitar os horários de pico.
Recomendam ainda que ao voltar dos passeios as patas sejam lavadas com água e sabão antes de entrar em casa e que os tutores sempre lavem as mãos antes e depois de ter contato com os pets, garantindo a segurança dos dois. Além disso, todo o ambiente do bichinho, inclusive potes de comida e água devem ser higienizados constantemente e as lambidas devem ser evitadas.
Se for preciso levar o animal ao veterinário a sugestão é chegar bem próximo ao horário da consulta, evitando aglomerações com outros animais e pessoas.
Sendo assim, apesar de ser improvável a contaminação dos pets e o contágio das pessoas, é certo que os cuidados com a higiene e isolamento são essenciais para preservar a saúde de todos.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn